sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bin Laden preparava atentado a comboios nos EUA para o aniversário do 11 de Setembro 06.05.2011 - 08:23 Por Dulce Furtado

CIA vigiava há meses o complexo de Abbottabad a partir de uma “casa segura” próxima
Bin Laden preparava atentado a comboios nos EUA para o aniversário do 11 de Setembro
06.05.2011 - 08:23 Por Dulce Furtado

Responsáveis governamentais norte-americanos relatam terem sido encontrados documentos no complexo residencial de Abbottabad que sugerem que Osama bin Laden estava a planear novos atentados nos Estados Unidos, nomeadamente contra as linhas de ferro do país por altura do 10º aniversário dos ataques de 11 de Setembro de 2001.

A revelação é feita na edição de hoje do diário “The New York Times”, precisando que os planos passavam por fazer descarrilar comboios. Mais documentos encontrados no refúgio do líder da Al-Qaeda demonstram que Bin Laden planeou a partir daquele local, no Paquistão, todos os ataques da organização terrorista ao longo de vários anos.

Hoje foi também revelado que os serviços secretos dos Estados Unidos mantinham há meses uma vigilância apertada do complexo residencial onde Bin Laden foi abatido, na segunda-feira, com equipamentos de escuta montados numa “casa segura” nas proximidades.

Citando responsáveis norte-americanos, sob anonimato, o diário “The Washington Post” conta que esta “casa segura” serviu de base de operações para recolha de informações, usando informadores paquistaneses e outras fontes para compor uma espécie de retrato de “rotinas diárias” dos ocupantes do complexo de Abbottabad, a apenas 50 quilómetros de distância de Islamabad, a capital.

Os esforços de vigilância sobre a casa – descoberta em Agosto passado – eram de tal forma extensivos, revela ainda o “WP”, que a CIA tentou mesmo obter "luz verde" do Congresso para um financiamento extra de dezenas de milhões de dólares destinados a cobrir os gastos de várias agências de serviços secretos norte-americanas envolvidas nas operações. Esta missão de vigilância incluía a captação de imagens satélite e também tentativas de gravação de vozes dentro do complexo de Bin Laden.

O “WP” avançava ainda que a “casa segura” da CIA não foi usada na operação da unidade especial norte-americana, na segunda-feira, que resultou na morte do líder da Al-Qaeda. “O trabalho da CIA era localizar e fixar [o alvo]. A recolha de informações foi tão completa quanto tinha que ser e depois foi a vez dos militares de acabarem com o alvo”, disse uma daquelas fontes ao diário norte-americano.

Esta revelação deverá complicar ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e o Paquistão causada por este caso, tendo Islamabad já expressado o seu desagrado sobre a missão secreta desenvolvida pelos norte-americanos contra Bin Laden. O exército paquistanês ameaçou mesmo, ontem, pôr fim à cooperação nos esforços da luta contra o terrorismo caso os Estados Unidos levem a cabo uma outra operação similar no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem VIndo ao Buscador Baxada.net, Pense e Pesquise...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog